Bicicletada de Curitiba, março de 2011

Dia 26 de março de 2011. Ontem faz um mês que aconteceu a tentativa de homicídio em Porto Alegre. Muitos dos que aqui estariam foram para lá prestar solidariedade e participar da Bicicletada de Porto Alegre, que lá é mais conhecida por Massa Crítica de POA.

Aqui, o ritmo é de festa. Curitiba comemora 318 anos com muitas brincadeiras para as crianças, shows nos parques e claro, o tradicional Passeio Ciclístico, mostrando para todos que a administração de Curitiba apoia, entusiasticamente, o uso das bicicletas – como um saudável lazer de final de semana!

Seria irônico, se não fosse trágico, mas até quem vende congestionamento e poluição para a “Capital Ecológica”, estava na rua vendendo e, parabenizando a cidade. Ou eles acreditam piamente na inocência do curitibano, ou estavam lá fazendo um stand-up comedy, tão em moda ultimamente. Capital com o maior número de veículos por habitantes, sem metrô ou trens urbanos, sem ciclovias ou ciclofaixas nos grandes eixos de transporte, congestionamentos que se libertaram da hora do rush, estão à solta o dia inteiro; e os caras vem dar parabéns vendendo mais carros? Por favor, vamos se respeitar!

Mas nem tudo está perdido. Nós, com nossas bicicletas, presenteamos nossa Cidade com transporte limpo, ocupando menos espaço, trazendo mais alegria e zerando o motorizado barulho. E Curitiba só melhora, ao menos no que depender das ideias, protestos, atitudes e intervenções de seres Humanos, como os que encontramos na Bicicletada, que organizam o MOB, que querem a Cidade para as Pessoas – como canta a nova música do Plá.

Abaixo alguns registros fotográficos da Bicicletada de Curitiba, que podem ser usadas à vontade. Só peço a gentileza de apontarem aqui para o blog a autoria das mesmas.[nggallery id=17]



3 ideias sobre “Bicicletada de Curitiba, março de 2011

Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: