As bicicletas e as estatísticas do governo Richa/Ducci a frente da prefeitura de Curitiba

Faixa de Lazer para os ciclistas, mas só uma vez por mês, enquanto acidentes com ciclistas são mais de 2 por dia

De primeiro de janeiro de 2001, quando assumiu a prefeitura Beto Richa, até o dia 30 de setembro de 2011, já na gestão do Luciano Ducci, os números oficiais apresentam valores expressivos. Não de quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas, ou de bicicletários e paraciclos instalados, mas sim de acidentes envolvendo os pedalantes desta “sustentável” capital.

Foram 4633 (quatro mil seicentos e trinta e três) acidentes envolvendo ciclistas com carros, caminhões, ônibus e motos. Destes, 65 foram vítimas fatais, no local do acidente. Não contabilizados aqui os que morreram a caminho do hospital ou que ficaram gravemente feridos.

Nestes mais de 10 anos, muito se falou em sustentabilidade, mobilidade urbana, muito foi prometido em termos de estrutura cicloviária e agora, ao final desta década de gestão Richa/Ducci, eles solene e estrondosamente oferecem o “Circuito Ciclofaixa de Lazer”, com extensos 4 km de faixa à esquerda – pois fora o único domingo do mês que funcionará a faixa de lazer, se o ciclista for atropelado e não estiver no lado direito da via, a responsabilidade é dele!

Estão estampados em inúmeros painéis pela cidade a propaganda da “Faixa de Lazer” (se fosse ciclo-faixa- seria na direita das vias!), o que se gasta em publicidade talvez seja muito mais do que custaram aquelas pobres e desnutridas linhas vermelhas no chão.

Os dados são oficiais e foram obtidos no site bombeiroscascavel.com.br . Se imaginarmos as ocorrências sem registro, o número de acidentes, inequivocamente, deve ter sido muito maior.


2 ideias sobre “As bicicletas e as estatísticas do governo Richa/Ducci a frente da prefeitura de Curitiba

  1. Pingback: A polêmica da ciclofaixa de Curitiba « Bicicleta na Rua

  2. é mesmo uma Palhaçada! O Luciano Ducci, cria do Beto Relincha, tem a impetulancia de imaginar que quem anda de bike por Curitiba vai votar nele. Sai fora manezão! Mentira tem perna curta e as deste cara são escancaradas. Só Deus sabe o quanto me fodo nas ruas desta maldita cidade com a falta de respeito desta gente que acha que é melhor que os outros so porqeu tão de carro. Deste estes traias da politica, detesto politica, não voto em ninguém, mas com estes caras qeu tão aí eu faço campanhia contra até porque minha vó que era fân da ditadura só vota neles.

Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: