Ciclofaixa de Lazer em Curitiba se chamará: Circuito Ciclofaixa

A exemplo do que já existe há um bom tempo em São Paulo, Curitiba também terá as ciclofaixas de lazer, faixas para uso exclusivo das bicicletas que serão demarcadas com uma linha vermelha contínua. Aqui em Curitiba, receberá o nome de Circuito Ciclofaixa, como informa o Alexandre Costa Nascimento, jornalista da área de economia da Gazeta do Povo, ciclista e blogueiro de marca maior.

Ciclofaixa de Lazer em São Paulo

São Paulo: ciclofaixa de lazer que já funciona aos domingos em SP, em Curitiba teremos exatamente a mesma coisa, só que aqui se chamará Circuito Ciclofaixa

A inauguração, que já foi adiada noutra oportunidade, está marcada para o dia 23 de outubro, domingo, alias, será este o único dia da semana em que as ciclofaixas funcionarão.

Desde já imagino o rol de polêmicas, em antagônicas opiniões, que a iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, haverá de desencadear entre os pedalantes mais cicloenvolvidos da cidade. A começar pela secretaria que encabeça a iniciativa – Esporte e Lazer-, muitos dirão, e com razão, que este Circuito Ciclofaixa, escancara a visão da administração municipal em torno das bicicletas, qual seja, o de um meio de lazer e não de transporte.

Outros dirão que Curitiba é mesmo a “Capital Ecológica”, que aqui é “primeiro mundo” e que iniciativas como esta só exclamam a condição vanguardista de Curitiba em relação a outras capitais, que somos “sustentáveis” e blá, blá, blá, blá.

Numa posição de pretenso equilíbrio e racionalidade, acredito que sim, é um bom começo, pois com o Circuito Ciclofaixa, a bicicleta entra na pauta de discussões e debates dos curitibanos, as bicicletas estarão em evidência- no mínimo em exposição-, argumento fácil e fatual é que, muitos podem, do lazer, partir para outros objetivos com as bicis- fazendo delas um meio de transporte, por exemplo. O Circuito também será uma ótima oportunidade de intervenção, onde as pessoas discutirão sobre as relações urbanas, a mobilidade e o papel que as bicicletas podem desempenhar dentro deste contexto.

Circuito Ciclofaixa não é pouco, é pouquíssimo. Mas já é diferente de nada. Não estamos na pior das condições, mas tão-somente saindo delas, e assim vamos caminhando, ou melhor, pedalando.

Atualização (15/10/2011)- Conforme mensagem enviada pelo Alexandre Nascimento – ver comentário abaixo – o nome foi corrigido de Circuito Ciclístico para Circuito Ciclofaixa, em função do que explica o pedalante blogueiro do Ir e Vir de Bike.


5 ideias sobre “Ciclofaixa de Lazer em Curitiba se chamará: Circuito Ciclofaixa

  1. Obrigado pelo “ciclista e blogueiro de marca maior”!!!

    Só uma retificação:

    O Ir e Vir de Bike informou, em primeira mão, sobre a criação da ciclofaixa de lazer curitibana, antes da medida ser revelada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), durante a coletiva de imprensa em que foi anunciado o investimento para a construção do metrô de Curitiba.

    Inicialmente o projeto foi descrito como “Circuito Ciclístico”, como vinha sendo tratado informalmente em uma das secretarias municipais responsáveis pelo projeto. No lançamento, entretanto, a iniciativa acabou recebendo o nome oficial, de “Circuito Ciclofaixa”.

    Abraço,
    Ale.C.N.

  2. Mais de 80% das pessoas que possuem bicicleta nessa cidade a utilizam para ir ao trabalho. A prefeitura, num ato de extrema imcompetência, implantou uma ciclofaixa para ser usada aos domingos. Trocando em miúdos: o poder público não leva a questão a sério.

  3. Então, já quase fui atropelado em “ciclovias”, se é que dá pra chamar CALÇADAS COMPARTILHADAS de ciclovias! pedalo 140km por semana, entre o Novo Mundo, xaxim, boqueirão e Umbará, locais de trabalho! Deixo de lançar no ar 1,9 ton de CO2 ao ano! Tenho uma economia de passagens de 1300,00 ao ano e se fosse de carro 1.0, à gasola, deixo de gastar só 4200,00 ao ano. Será que isso ñ serve de consolo? No dia mundial sem carro, recebi fechadas de taxicistas, buzinadas de ônibus, pedestres parados conversando nas “ciclovias” ou seja, a galera “consciente” do pedal, somos guerreiros nesta loucura chamada de trânsito! Nossos representantes políticos ñ tão nem aí! Tem até motoristas nos carrões importados, p/ q pedalar? Esse circuito ciclofaixa mequetrefe só ajuda no centro e aos domingos, pergunto à todos: Qual é o movimento de carros aos domingos no centro? Um abraço a todos! (Sidão, profº de Ed. Física e amante do pedal)

    • Isto mesmo Sidão,
      pra pedalar no centro aos domingos, não precisa de faixa de lazer. O que os ciclistas de TODA Curitiba precisam é de ciclofaixas e ciclovias do centro aos bairros, pra usar como transporte, economizar gasolina, a natureza, em remédios por problemas de saúde relacionados ao sedentarismo e obesidade, em transporte coletivo pois 5 reais por dia é absurdo. Venha com a gente no domingo tomar parte no protesto! Um abraço e boas pedaladas, se cuide e que Deus te cuide, pois se formos esperar destes nossos administradores públicos, vamos todos pro caixão mais cedo.

  4. Pingback: Ciclistas convocam protesto contra ciclofaixa uma vez por mês - Ir e Vir de Bike

Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: