Meia Ciclofaixa da Marechal Floriano gera protesto dos ciclistas

Marechal Floriano Peixoto: 2 faixas para carros em alta velocidade, 0,75 metros para meio Ciclofaixa

Agora pouco, cerca de 20 ciclistas realizaram um protesto relâmpago na “Meiafaixa” da Marechal Floriano em Curitiba. Aquilo que era para ser uma ciclofaixa com 1,5 metros, acabou sendo construída com apenas 75 cm.

Ricardo Mesquita, arquiteto e profundo conhecedor sobre acessibilidade

Chamado às 14h no site da Bicicletada, o evento foi realizado às 17h30min, muito “em cima da hora” como comentou o Lynconl, no  post que convocava os ciclistas. Embora tenha sido pequena, esta primeira manifestação serviu como ponto de partida para algo maior, conforme afirmou o estudante de teologia André Belletti, “Vamos voltar aqui e trazer bem mais gente, pois é um absurdo a falta de respeito com estamos sendo tratados pelo prefeito Luciano Ducci. Eles gastam dinheiro público numa obra mal feita e depois ficam se isentando da responsabilidade, pois  a Urbs diz que a culpa pelo erro é do Ippuc e vice-versa”. Morador do Hauer e usuário da bicicleta em quase todos os seus deslocamentos pela cidade, Belletti acrescenta que: “qualquer ciclista que tenha uma percepção da realidade de se pedalar naquela ciclofaixa pode apontar os erros da ciclofaixa”.

Plá, o cantor das bicicletas, sempre presente e mandando seu recado

Ricardo Mesquista, arquiteto e especialista em acessibilidade foi quem convocou a imprensa e deu o tom do protesto. Repleto de argumentos técnicos e demonstrando plenos conhecimentos de causa, enumerou vários erros presentes na execução da obra. O engenheiro André Caon, diretor da Sociedade Peatonal, que participou do protesto e trouxe à discussão a experiência de quem conhece de obras e, também, de quem usa a bicicleta como seu principal meio de transporte.

Os ciclistas se mostraram indignados com o orçamento da obra e com o resultado final dela e, já existe a promessa da prefeitura de que a ciclofaixa será alargada, porém, aquém da medida mínima de 1,5 metros, conforme noticiado no blog IrEVirDeBike. Todos foram unânimes em considerar a ideia de que a próxima Bicicletada de Curitiba (28 de janeiro de 2012), venha a carga novamente para fazer uma grande manifestação sobre a “meiafaixa” da Marechal Floriano.

Leia Mais:

 


Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: