Jogo dos 7 erros

Jogos dos 7  3 erros:

Passando pela AV. Republica Argentina, me deparei com essa placa:

tem alguma coisa errada com essa placa?

Conseguem identificar algum erro nela? A primeira vista pode parecer uma boa iniciativa da SETRAN e Prefeitura, mostrando que eles estão preocupados e dando atenção para os ciclistas também, mas se observarem a placa com mais atenção, verão que tem 3 erros gritantes:

 

1º) O “ciclista” em questão, representado na placa, esta desmontado da bicicleta, e de acordo com o código de transito:

“CAPÍTULO IV
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.”

Um ciclista empurrando a bike é um pedestre, a placa esta graficamente incorreta.

2º) O texto da placa  fala para os motoristas pararem na faixa para os ciclistas, mas pela lei todos os veículos deveriam parar e dar preferencia para os pedestres que estão atravessando na faixa, o texto é redundante e fala algo que todos motoristas deveriam fazer mas não fazem, que é respeitar quem esta atravessando na faixa, coisa que definitivamente não acontece em Curitiba, em algumas outras cidades até que isso é respeitado, mas aqui não. E a placa seria bem mais adequada se estivesse um pedestre “convencional” representado, não um ciclista, e com um texto se referindo a preferência na travessia.

3º) O ciclista esta atravessando a rua, desmontado, na faixa, por que motivo?  Bicicletas são veículos como quaisquer outro (por mais que a maioria das pessoas desconheça este fato, mas é o que esta na lei) e devem fazer as conversões da mesma maneira que os outros veículos, utilizando as mãos e os braços para sinalizar, ninguém precisa desmontar da bicicleta para atravessar uma rua, eu pelo menos só desmonto e atravesso pela faixa em casos bem específicos ou cruzamentos problemáticos, mas via de regra, a bicicleta deve se comportar como um veículo, fato que provavelmente quem desenhou esta placa desconhece, e o pior, repassa a informação incorreta que  ciclistas devem desmontar da bicicleta para atravessar a rua.

 

Já ouvi comentários do tipo: “esses ciclistas são tudo uns eco-chatos, nada do que a prefeitura faz esta bom, reclamam de tudo e bla bla bla” mas sinceramente, vendo esta placa, só me faz crer ainda mais que quem planeja estas campanhas, obras, etc, definitivamente nunca andou de bicicleta e desconhece as leis que regulamentam o transito de bicicletas.

Se for para fazer algo, que façam algo bem feito, se não sabem, se informem ou peçam auxilio a quem sabe, mas por favor, não tratem a os ciclistas e bicicletas como algo que não seja natural ou não faça parte do transito.

 

 

UPDATE!

 

Tem a “versão pedestre” da referida placa (deve haver outras):

versão pedestre

Menos mal, mas de qualquer maneira, ainda acho que o texto é redundante e pouco didático, e a “versão ciclista” é totalmente equivocada.

 


3 ideias sobre “Jogo dos 7 erros

  1. Pingback: Prefeitura de Curitiba: incompetência que não encontra limites | Bicicletada Curitiba

  2. Pingback: Prefeitura de Curitiba: incompetência que não encontra limites | Bicicletada Curitiba

Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: