Ciclofaixas em Penha-SC

[like]Nesta ultima semana estive fazendo um pedal pelo litoral de Santa Catarina, fazendo uma parte da Rota Das Baleias, e depois dei fiquei alguns dias em Penha-SC e pude andar bastante de bike pela cidade, fiquei impressionado com a qualidade das ciclofaixas, e da infraestrutura e a utilização das bicicletas pelos moradores.

As cidades de Santa Catarina, principalmente as do litoral, tem uma boa cultura com relação a utilização de bicicletas, tanto que Joinville já foi chamada de capital das bicicletas. Mas achei interessante a infraestrutura de Penha, pois lá também foi feito um “binário”, com duas ruas principais com um só sentido cortando a cidade, mas ao contrário daqui, lá o espaço para os ciclistas e pedestres foi muito bem delimitado:

Ciclofaixa como deve ser feita: largura adequada, separada dos pedestres, e bem demarcada

Detalhe do ponto de ônibus:

desvio para o ponto de onibus, bem delimitado e sem inteferir na continuidadeE agora como é aqui em Curitiba, será que tem alguma diferença?

ciclocalçada “padrão Curitiba”

Como os carros estacionam lá:

Não, isso não é montagem, é uma imagem real de carros estacionados e uma ciclofaixa

Nem preciso falar como é aqui, mas segue uma imagem para ilustrar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não tem como não ficar indignado, como é que uma cidade com uma arrecadação bem inferior a uma metrópole como Curitiba, consegue fazer um serviço tão bem feito como esse, e aqui temos que nos contentar com ridículas ciclocalçadas,  pseudo-ciclofaixas de 75cm que não servem para nada. É inadmissível que na construção de avenidas, binários que foram e estão sendo feitos, ou seja lá o que os proximos governantes pensem em fazer para melhorar a mobilidade urbana, não esteja previsto e muito bem planejada ciclofaixas e calçadas adequadas. Mas aqui eles preferem fazer calçadas e quebrar depois. Temos que parar de nos contentar com migalhas, remendos, e efetivamente cobrar dos governantes um serviço bem feito.

 

PS: Cade o povo que postava aqui? Oscar, cade voce? Setembro é o mês da bicicleta, vamos nos mexer pessoal.

 

 


Uma ideia sobre “Ciclofaixas em Penha-SC

  1. acredito q as cidades tem essa diferença pq Joinville ou Penha ja tenha sido construída com essas adaptações para ciclistas…ja por aki não,pra eles fazerem parecido primeiro teria q piorar muito,existem varios lugares de congestionamentos q não tem nem a faixa para estacionar o carro,então não tem espaço pra por a ciclovia…

Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: