Ciclocalçada – Arthur Bernardes/Mario Tourinho

Que as ciclocalçadas ou ciclovias compartilhadas de Curitiba são uma piada e uma ofensa aos ciclistas isso quase todo mundo já sabe, são migalhas e remendos mal projetados que a prefeitura nos dá.

É como se lavassem as mãos e dissessem:

” Tá ai a sua ciclovia, agora ande com sua bicicleta por ai e não atrapalhe o transito dos carros!”

Faz um tempo que eu não andava pela ciclocalçada da Arthur Bernardes/Mario Tourinho, mas nas ultimas semanas tive que trabalhar em outro local e passando por ali  pude constatar diversas irregularidades:

Ciclovia destruída e repavimentação fora do padrão. Já abri um protocolo na Central 156:

Será que alguém sabe que aqui é uma "ciclovia"?

Será que alguém sabe que aqui é uma “ciclovia”?

Armadilha pega ciclista!

Armadilha pega ciclista!

   Porque não colocam um poste desses no meio da rua para ver o que acontece?

No meio do caminho, havia um poste!

No meio do caminho, havia um poste!

Cruzamento sem guia rebaixada, a rampa para acesso a cadeirantes que poderia ser utilizada por bicicletas fica afastada do desenho da ciclocalçada. Já fiz varias reclamações na Central 156 sobre este cruzamento mas eles dizem que não tem nada de errado:

Será que quem projetou isso já andou de bicicleta alguma vez na vida?

Será que quem projetou isso já andou de bicicleta alguma vez na vida?

Obras da Sanepar impedindo a passagem. Desrespeito total a pedestres e ciclistas.

O que custa demarcar um pedaço da via para a passagem? Ah, esqueci, isso atrapalharia o transito dos veículos!

Bicicletas e pedestres? que se virem e passem por onde der.

Bicicletas e pedestres? que se virem e passem por onde der.

Sempre quando há estas obras que quebram partes da ciclovia, demoram semanas para repavimentarem (isso quando repavimentam)  já sofri uma queda num buraco desses que foi tampado com pedra brita e areia, o pneu dianteiro da bicicleta afundou e fui para o chão.

Não sou totalmente contra ciclovias compartilhadas, dependendo da via fica complicado e inviável fazer uma pista exclusiva para bicicletas, é melhor uma ciclovia compartilhada do que nada. Já ouvi alguns ciclistas falando que é complicado dividir espaço com os pedestres, que eles andam mais devagar, entram na frente,  tem que desviar, esperar, etc (ironicamente estes são praticamente os mesmos argumentos que os motoristas usam para falar de bicicletas nas ruas) mas é imprescindível que estas ciclocalçadas sejam devidamente sinalizadas alertando que ali é de circulação compartilhada, com  pavimento adequado plano e sem obstáculos, e nos cruzamentos o ideal seria que fosse do tipo passagem elevada devidamente sinalizados, com preferência total aos pedestres e ciclistas e/ou com semáforos  específicos para isto.

O que não é correto é jogar asfalto numa calçada e dizer que ali é uma ciclovia. Na Avenida Arthur Bernardes em quase toda a sua extensão desde o Supermercados Big até a Fonte dos Anjos, dá tranquilamente para fazer uma pista exclusiva para bicicletas, uma pista para cooper e pedestres e ainda colocar 3 faixas de cada lado para os carros, sem comprometer a estética e arborização da avenida.

Basta um pouco de boa vontade, dinheiro para fazer isso eles tem. Cadê o dinheiro da Copa?


5 ideias sobre “Ciclocalçada – Arthur Bernardes/Mario Tourinho

  1. Com a evolução tecnológica, os carros estão cada vez mais baratos, economicos e menos poluentes. Precisamos de mais vias para os carros, pois este sim é o futuro. Bicicletas são ótimas para o lazer e como esporte, fora disto não prestão. O cresciemnto da economia também faz os pobres cada vez mais terem dinheiro e poderem optar pelo carro que é mais confortavel e mais rapido. Acho bem legal andar de bicicleta mas aos domingos no parque com os amigos ja esta bom

    • Bicicletas não prestam para transporte? então porque que é em dezenas de cidades de primeiro mundo são uns dos principais meio de transporte?
      E mesmo aqui em Curitiba a cada dia aumenta o numero de ciclistas nas ruas, isso é uma realidade aqui e em todo o mundo, gostem os motoristas ou não. E TODOS, incluindo carros, bicicletas, pedestres e afins, merecem ter um espaço adequado para se locomoverem, e sim, bicicletas SÃO VEÍCULOS, e tem todo o direito de andar nas vias e com preferencia sobre outros veículos, tudo isso é lei, documentada e regulamentada.

      Construir mais vias para o carros só funciona até um certo ponto, várias outras cidades que se tornaram metrópoles bem antes que Curitiba já tentaram isso e chega num ponto em as ruas não comportam mais os veículos, é um circulo vicioso. Sugiro o leitura do livro “apocalipse motorizado” para melhor compreender o tema, isso já foi comprovado em vários estudos.

      Se voce acha que bicicletas só servem para lazer, andar no parque, e prefere só andar de carro, deveria apoiar totalmente a utilização de bicicletas, pois quanto mais bicicletas nas ruas menos carros e melhor o transito para voce andar com o seu carro.

  2. Os postes no meio da ciclovia deveriam ser pitados, um de vermelho e o outro de azul, para o ciclista aprimorar suas técnicas de slalom.

  3. O Fernando foi impagável com a sarcástica “pintura dos postes para slalom” – eu ri gostoso depois de um dia todo atravessado. Mas esta Rosemary, por favor hein! De que planeta ela veio? Ou ela é uma doce provocadora ou é burrinha de dar dó.

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