Como contribuimos…

A ideia é simples e prática. Contribuir, para que os colegas de magrelas percebam o quanto seria muito melhor se pedalássemos juntos. Explico. Moro muito próximo ao terminal de ônibus do Pinheirinho e, nas minhas diárias pedaladas, percebo que a ocupação da canaleta dos busões virou regra. Ótimo, também sou um dos “Sem Ciclovia – ou Ciclofaixa”, pedalo com muito menos insegurança na via dos ônibus do que nas estreitas pistas laterais destinadas aos carros. Se estou certo ou errado, não é o foco da discussão aqui, sei que muitos colegas de pedal condenam o uso das canaletas e eu, compreendo perfeitamente os motivos- de cujas críticas sou alvo.

Acontece que, nos horários de pico (das 6h30min às 8h30min aproximadamente, e depois a tardinha), a canaleta fica intransitável, de tanto minhocão biarticulado, um atrás do outro, num grande e único comboio. Nas pistas laterais à canaleta, o espaço existente não comporta um carro mais os 1,5 metros que, POR LEI, devem os carros respeitarem quando ultrapassando os ciclistas.

Então gente, CRITICAL MASS ! Sem líderes, sem grande alarde, com custo zero; podemos em 2 ou 3 colegas, contribuir pra que os próprios ciclistas se organizem. Como ? A gente fica ali num ponto estratégico (eu aqui por exemplo, bem no semáfaro do terminal) abordando os ciclistas e, numa conversa rápida, explica esta ideia e, sugerimos que esperem um pouco até se formar um grupo de 5 a 10 pedaleiros. Depois, fazemos isto novamente com outros ciclistas. Vamos gastar uns 20 à 30 minutos. Uma ou duas semanas. Com o tempo, isto torna-se um hábito. Pedalando juntos, pelas vias laterais à canaleta – que são bem menos perigosas que as chamadas: vias-rápidas- com certeza haveremos de ser menos desrespeitados.

Importante salientar que, a ideia não é rivalizar com os automóveis ou disputar com eles o espaço. Temos sim que conquistar nossa consciência coletiva para as causas da mobilidade urbana e da preservação da natureza e, de brinde, ganha-se a dita, boa forma física.

Vale lembrar que, nada do que está escrito aqui é definitivo, é apenas uma sugestão de ação. Tudo neste Mundo pode ser mudado, pode ser melhorado. Só estou aqui convidando colegas pra se engajar nesta pequena missão e, me oferecendo também pra ajudar.


5 ideias sobre “Como contribuimos…

  1. Muito importante essa iniciativa. Já está mais do que provado que quanto mais bicicletas na rua mais seguro é pedalar.

    No GTH, estamos montando aos poucos um mapa de rotas e de ciclistas interessados em fazer comboios.

    Vamos engordar essa lista !!!!

  2. oscar certo?
    conversei contigo na reitoria semana passada, acho que na quarta-feira.
    deixei meu flickr. dá uma olhadinha qualquer coisa dê um grito.
    se quiser tb encaminhar os briefings pra camiseta, estou aí.
    abraços!

  3. sem muito o que dizer por enqnto…só que quero muito estar com vcs nessa!
    se pudesse estar com minha bike sempre, é o que faria…mas é complicado, toda essa coisa do trânsito…
    quero poder manter contato e…estar junto nas bicicletadas da vida…
    beijo
    =)

  4. Olá.
    Sou cartunista e gostaria muito de fazer uma ilustra para o topo do site do Bicicleteiros.
    Tambem sou usuario das magrelas desde crianca e hoje levo meu filho pra escola de bike.
    Seria um prazer, na faixa pela causa, claro!
    Abração
    Rafa

  5. Caros colegas bicicleteiros!

    Vamos continuar pressionando as autoridades, que as nossas reinvindicações lentamente serão atendidas.

    Saudações

    Jarbas

Interaja! Se gostou ou desgostou, deixe aqui seu ponto de vista: